7 passos para ajudar você a escolher o melhor loteamento para investir


7 passos para ajudar você a escolher o melhor loteamento para investir

Se você está pensando em investir em terrenos para diversificar o seu portfólio, então já sabe que escolher o local com sabedoria é um dos passos mais importantes. No entanto, existem outros que podem ajudar você nesta tarefa. Continue lendo para saber mais!

 

Comprar um terreno em um loteamento pode ser muito mais vantajoso e lucrativo do que comprar um apartamento pronto e em um condomínio.

Inclusive, você também pode conferir outras 5 vantagens em comprar um lote clicando aqui.

Se você é um investidor de terrenos pela primeira vez, o processo de compra do lote certo pode parecer uma tarefa bastante assustadora. Por isso, a seguir você confere 7 passos para escolher o melhor lote!

 

#01: Seja claro sobre o porquê você está comprando o terreno

Talvez o seu objetivo em investir em um terreno seja porque:

  • você acredita que ele é um investimento mais rentável do que ações, ativos ou outros tipos de investimentos;
  • você gostaria de ter um local para construir uma casa própria do seu jeito;
  • ou ainda você deseja se tornar um pequeno proprietário.

O ponto aqui é que você precisa ter algum plano de longo prazo para o terreno, pois é este plano que determinará qual lote comprar e em qual localização.

Portanto, o primeiro passo é pegar uma folha de papel e no topo escrever por qual motivo você deseja investir em um terreno. Depois de fazer isso, podemos seguir para o próximo tópico

 

#02: Familiarize-se com os diferentes tipos de terreno que existem

Ainda que não exista uma escolha certa ou errada, todos os tipos de terreno possuem as suas vantagens e desvantagens, dependendo do seu projeto arquitetônico e também o seu objetivo com este investimento.

Portanto, é importante compreender os diferentes tipos de terrenos existentes e investir naquele que faz mais sentido pra você:

  • Terreno plano: neste tipo de terreno, a frente e o fundo possuem praticamente o mesmo nível e, por este motivo, a construção é mais fácil e, possivelmente, terá custos menores;
  • Terreno com aclive: neste caso, o fundo do terreno é mais alto do que o nível da rua, o que dará mais destaque para o imóvel, além de uma vista privilegiada e escoamento de água facilitado, por conta da altura. No entanto, esse tipo de terreno terá custos bem maiores de construção se comparado ao terreno plano;
  • Terreno com declive: por fim, neste terreno o seu fundo fica abaixo do nível da rua, dando mais privacidade aos cômodos que ficam na parte de trás da construção. Com um bom projeto bem planejado, este imóvel poderá ser bastante exclusivo e valorizado, apesar de exigir mais investimentos para movimentar a terra, criar muros de contenção, etc.

 

#03: Concentre-se em áreas com potencial de crescimento

O mantra “localização, localização, localização” se aplica a terrenos tanto quanto a propriedades.

Fique de olho em bairros ou cidades que devem se beneficiar de uma melhoria na infraestrutura nos próximos anos ou estão em constante crescimento, com construção de aeroportos, rodoviárias, estradas, crescimento do comércio, turismo, etc.

Lembre-se de que o preço é muito afetado pela localização, por isso se você não conhece a localidade do terreno que deseja comprar, dedique um bom tempo para conhecê-la e entender se ela realmente atende aos seus critérios.

 

#04: Fique de olho na documentação do lote para compra

Não esqueça de fazer uma pesquisa profunda sobre os loteamentos que você está verificando e verifique se o espaço está registrado de acordo com as normas da prefeitura, avalie as certidões de propriedade, certidão de ônus reais e alienação se há alguma irregularidade, para evitar frustrações no futuro.

Além disso, você também deve saber como aconteceram as últimas entregas da empresa, como outros compradores a avaliaram, entre outros pontos importantes.

Por fim, contar com a ajuda de uma empresa sólida e com ampla experiência de mercado, como a Conviver Urbanismo, pode minimizar os riscos e facilitar uma compra adequada, segura e saudável.

Para saber como comprar o seu lote em segurança, confira este artigo.

 

#05: Certifique-se de que você está financeiramente organizado

Nem só de verificar vantagens e desvantagens do lote envolve o processo de investimento em um terreno. Para este processo, também é importante que você esteja financeiramente organizado e saiba exatamente onde e como pretende investir o seu dinheiro.

Por isso, é fundamental que você esteja vigilante ao organizar suas finanças. Isso não deve, no entanto, impedi-lo de comprar um terreno. 

Um investidor iniciante deve realizar uma avaliação honesta de onde você está financeiramente. Se você é um investidor inexperiente, deve avaliar o estado de suas finanças e como deseja que seu negócio cresça.

 

#06: Avalie o potencial de valorização do lote que você pretende comprar

Fique tranquilo! Não é preciso ser nenhum expert do segmento de mercado imobiliário para entender qual o potencial de valorização do lote.

Basta conferir a região e pesquisar o comércio local, ou como a localidade será no futuro, caso ainda não tenham construções.

Você também pode conversar com vizinhos e comerciantes, conferir se há previsão de outros empreendimentos, linhas de ônibus, metrôs, faculdades, hospitais, shoppings, etc.

Tudo isso pode ser, tranquilamente, pesquisado pela internet ou presencialmente, se você conseguir ir até o local. 

No final desta pesquisa, você terá informações suficientes para avaliar se comprar este lote em avaliação é realmente uma boa opção e se tem uma boa probabilidade de lucro futuro.

 

#07: Verifique a possibilidade de financiamento do lote

Por fim, atente-se às modalidades de financiamento que estão disponíveis para a compra do lote. No geral, as taxas de juros são mais baixas do que aquelas trabalhadas em imóveis já prontos.

Apesar da diferença não ser muito grande, isso ainda pode interferir no seu orçamento. Por isso, vale a pena consultar as opções disponíveis no mercado e fazer os seus cálculos.

Inclusive, em alguns casos, como aqui na Conviver, também existe a possibilidade de realizar o financiamento diretamente com a empresa responsável pelo loteamento. Essa modalidade garante mais agilidade e menos burocracia no processo de compra de um lote.

Você gostou deste artigo? Então, não deixe de aprender mais sobre investimento em lotes, aproveite e continue lendo o blog da Conviver Urbanismo e veja 5 vantagens em comprar um terreno em um loteamento. Boa leitura!

Sua privacidade é importante para nós. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.

CONCORDO