O que é Certidão de Ônus Reais e para que serve na compra do seu lote


O que é Certidão de Ônus Reais e para que serve na compra do seu lote

Veja o que é uma Certidão de Ônus Reais, como tirar, quanto custa e para que serve este documento durante a compra de um imóvel. Continue lendo!

 

Comprar um imóvel, geralmente, é um grande passo para uma pessoa, pois envolve a compra do primeiro lar, o início da construção de uma família ou até mesmo um investimento importante para o futuro.

Neste sentido, surpresas indesejadas ou problemas após a compra, podem ser motivo para grandes dores de cabeça e até mesmo o arrependimento de ter realizado aquela compra.

Em outras palavras: o que deveria ser um momento feliz, acaba virando um filme de terror.

Se você já passou por uma situação parecida, com certeza entende bem o que estamos falando.

No entanto, existe uma maneira de ter certeza de que a sua decisão é correta. Basta, solicitar a Certidão de Ônus Reais do seu imóvel e garantir maior segurança durante a negociação. Quer saber como? Veja a seguir.

 

O que é a Certidão de Ônus Reais?

A Certidão de Ônus Reais, também conhecida pelos nomes Certidão de Matrícula, Certidão Negativa ou Certidão de Propriedade, é um documento registrado em cartório que garante se um imóvel está regular e sem qualquer tipo de ônus reais.

Isso significa que, nesta certidão, você encontrará todo o histórico do imóvel, contendo:

  • informações sobre os antigos proprietários;
  • a localização do imóvel;
  • as suas medidas do imóvel;
  • penhoras e arrematações;
  • informações sobre o registro de garantia do imóvel;
  • ações e processos que envolvam o imóvel
  • e outros possíveis ônus que possam recair sobre o próximo comprador.

Portanto, este documento não apenas é uma maneira de detalhar e trazer informações sobre o imóvel, como também é importante para garantir maior segurança na hora de negociar um imóvel e realizar uma compra.

Neste sentido, se você solicitar uma Certidão de Ônus Reais e ela vier com um status negativo, significa que não existe nenhuma pendência no seu histórico, porém se o resultado for positivo, pode existir um ou mais ônus da lista acima.

E se você ainda não compreendeu o que significa livre de ônus, saiba que este termo quer dizer que não existe nenhum tipo de impedimento para que uma ação se realize.

No caso da venda de um imóvel, caso haja alguma dívida, penhora ou processo envolvendo-o, por exemplo, este é um ônus que pode impedir que a compra ocorra.

 

Para que serve a Certidão Negativa de um imóvel?

Como você já deve ter percebido, a Certidão de Ônus Reais é um dos documentos mais importantes na hora de comprar um lote com segurança, afinal ele reúne todo o histórico do lote e traz informações que podem ser cruciais para fazer a venda ou não.

Então, se você está pensando em comprar um imóvel nos próximos meses, lembre-se de solicitar esse documento antes de tomar uma decisão. Veja os principais motivos para solicitar a Certidão Negativa de um imóvel:

Garantia de maior segurança e transparência na compra

Nós sabemos que fazer a compra de um lote é um passo importante na vida de qualquer pessoa, portanto é preciso não apenas investir um dinheiro, mas também ter algum tipo de garantia que esta é uma ação segura.

Por isso, ao ter acesso ao histórico completo do imóvel, você consegue ter um maior cuidado, segurança e transparência durante a negociação, evitando qualquer tipo de surpresa indesejada.

Evita frustrações após a compra

Imagine que você passou meses pesquisando por um lote, conversou com várias pessoas, pediu indicações, fez visitação e conferiu todos os documentos, porém esqueceu da Certidão de Ônus Reais ou talvez não tenha achado importante, já que você recebeu a indicação de várias pessoas e a empresa também trouxe muitas vantagens do imóvel.

O problema é que, após a compra, você se deparou com uma surpresa: o imóvel tinha um histórico problemático, com processos, multas e outros ônus que decaíram em você.

Não é uma boa situação, certo?

Por isso, para evitar que os problemas surjam somente após a assinatura dos documentos, lembre-se sempre de solicitar esta certidão.

Afinal, este deve ser um momento feliz, tranquilo e um grande passo na sua vida, e não um motivo de dores de cabeça.

Garante liberdade para o comprador

Lembre-se que para obter a Certidão de Ônus Reais você não precisa ser proprietário do imóvel que pretende comprar, portanto se você ainda estiver em dúvidas sobre mais de um lote, por exemplo, este documento pode ser um fator decisivo na sua escolha.

Sendo assim, você tem mais liberdade para tomar uma decisão de maneira consciente, garantindo o andamento da situação somente após ter certeza do histórico do imóvel.

 

Como tirar a Certidão Negativa de Ônus?

Para emitir a certidão de um imóvel, você precisa, primeiramente, ter o endereço do local ou o número de matrícula do imóvel e fazer o pagamento de um valor para ter acesso ao documento.

Em seguida, você pode ir até o mesmo cartório de registro de imóveis em que o imóvel em questão foi registrado, realizar o pagamento presencialmente e solicitar a certidão.

No entanto, caso você não tenha muito tempo, também existe a possibilidade de tirar a certidão negativa de ônus pela internet. Veja como:

  1. Primeiramente, acesse o site Cartório 24 horas, que é uma excelente opção, caso você não consiga ir até um cartório presencial;
  2. No site, clique no botão “Para você”;
  3. Em seguida, clique em “Iniciar pedido”;
  4. Ao clicar, um formulário se abrirá para você. Agora você pode preencher todas as informações solicitadas e, em seguida, clicar em avançar;
  5. Na página seguinte, você deve escolher o estado onde o imóvel está localizado e o tipo de documento que você deseja emitir. Neste caso, você deve descer até as opções relacionadas à Registro de Imóveis e escolher a opção “Certidão de ônus reais, pessoais e reipersecutórias” e clique em avançar;
  6. Em seguida, escolha a cidade do imóvel e o imóvel onde ele está registrado e clique em avançar. Uma notificação se abrirá perguntando se você tem certeza de que é o cartório correto, por isso certifique-se que marcou a opção certa;
  7. Em seguida, preencha com os dados do número da matrícula do imóvel e clique em avançar novamente;
  8. Agora selecione como quer receber a certidão, verifique os prazos e preencha as informações para a entrega;
  9. Por fim, a próxima etapa é checar todas as informações e realizar o pagamento.

Quanto custa para tirar uma certidão negativa de imóvel

O valor para emitir uma Certidão Negativa de um imóvel pode girar em torno de R$ 50, porém pode se diferenciar, dependendo da cidade ou se você emitir pela internet.

Por isso, é importante ligar para o cartório ou conferir na internet o valor cobrado na cidade onde o imóvel foi registrado.

Este artigo conseguiu ajudar você? Então, continue lendo o blog da Conviver e veja também 7 dicas para ajudar você a comprar o seu lote com segurança. Boa leitura!

Sua privacidade é importante para nós. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.

CONCORDO