Search
  • Conviver Urbanismo

Como aproveitar a posição solar em seu terreno?



Ao adquirir um terreno para construir sua casa, diversos pontos devem ser observados como o tamanho, os materiais utilizados, o tempo de construção, entre outros. Porém, as pessoas esquecem de levar em conta um fator muito importante, que é a posição do sol em relação ao terreno de sua casa.


A posição do sol pode ser determinante na construção de uma casa. Ela influencia em diversas áreas como conforto, preservação dos móveis e até mesmo economia de energia elétrica.


Imagine só um projeto onde os quartos são construídos na parte onde a casa recebe mais sol durante todo o dia. Com o decorrer do tempo isso começa a se tornar um desconforto, pois os quartos ficarão aquecidos demais.


Então, como devemos projetar um terreno para construir sua casa de forma a encontrar a melhor posição solar?


Leste


A face leste da casa sempre receberá o sol da manhã, que tende a ser mais ameno.

Portanto, tendo isso em vista, o recomendado é que os quartos e as varandas estejam neste lado da casa. No fim da tarde o lado leste não recebe incidência solar, o que faz com que nesse período esses cômodos comecem a esfriar.

Além disso, esse resfriamento é de grande valia no verão, pois você pode até mesmo economizar. Se o seu quarto for fresco o suficiente, você usará menos o ventilador ou ar-condicionado, o resfriamento será natural.

Já na parte da manhã, os mesmos cômodos receberão a incidência solar, elevando a temperatura e a iluminação. Deixando o ambiente mais propício para despertar.


Norte


Essa é a área que receberá a luz do sol durante mais tempo, e também é a que receberá os raios mais quentes. O famoso “sol do meio-dia”.

Logo, nessa área você deve tentar colocar plantas, árvores, varandas e ferramentas (como brises e toldos) para que o local fique bem ventilado, de forma natural.

Não é recomendado que você coloque os quartos aqui. Isso pode causar um grande desconforto no verão, deixando os cômodos muito quentes e difíceis de relaxar. Sendo necessário um maior uso do ar-condicionado a noite.


Oeste


Essa área recebe todo o sol da tarde, que aquece bastante o ambiente.

Ao escolher o terreno para construir sua casa, você pode separar essa área para a sala de estar e para a sala de jantar. Elas ficarão aquecidas o suficientes para o período da noite, e irão resfriar com o decorrer do tempo.


Sul


Essa é a área mais úmida e fria da casa, pois é a que recebe menos luz solar durante o dia.

Nesse caso, é preferível que você coloque cômodos de passagem como garagens, depósitos, escadas ou até mesmo a lavanderia, onde o calor não é estritamente necessário.

Colocar os quartos no lado sul da casa não é uma boa opção. Você pode sentir certo desconforto no inverno, deixando o quarto mais gelado do que o normal.

172 views
NOSSAS REDES SOCIAIS
insta.png
face.png
email.png

ÁREA DO CORRETOR